23 de fev. de 2008

MENOS BIBLIOTECAS PARA SÃO PAULO ?

.
.
.
Está circulando pela internet vários protestos contra o Decreto 49.172/2008, do Prefeito Gilberto Kassab, que extingue quatro bibliotecas infanto-juvenis na cidade de São Paulo .
Se você também está indignado e deseja a revogação deste decreto, participe do abaixo-assinado :
.
.
"É preciso tomar conhecimento, manifestar-se e, se puderem, divulgar protestos. O Exmo. Sr. Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apoiado por alguns de seus secretários, dentre eles- pasmem!!!- o da Cultura, Sr. Carlos Augusto Calil, com uma só canetada, na calada da noite, às vespéras do carnaval, extinguiu 4 tradicionais bibliotecas públicas da cidade. E, para piorar, seu decreto tenta despistar a extinção. Anuncia que tais bibliotecas serão transformadas em centros de convivência, de memória, de cultura etc etc etc. Anuncia, também, que os acervos( como se as bibliotecas extintas fossem apenas uma coleção de livros) serão repartidos e disponibilizados em novos locais.
É incompreensível! (Ou será redução de investimentos do poder público em cultura?) Vejam o decreto! Ofende a inteligência do cidadão e passa um rolo compressor sobre a memória cultural da cidade. Alegação para a extinção? Falta de público!!!
Ora, abandonam, não cuidam e, depois, são os habitantes da cidade os culpados pela perda, já que " não se interessam!", segundo as autoridades de plantão.
Face à lógica númerica de medição de interesse e importância, adotada pela administração da cidade, os fundamentais Machados, Gracilianos, Rosas e Clarices correriam sérios perigos de sobrevivência.
Percentualmente, pouquíssimos brasileiros já leram efetivamente seus escritos.
Que miopia é essa que toma efeito pela causa? Políticas que enveredam por tais caminhos, sempre acabam em desastre.
.
Prof. Dr. Edmir Perrotti
Programa da Pós-Graduaçao em Ciência da Informação
ECA/USP
.
Nós, abaixo-assinados, solicitamos a revogação do Decreto 49.172/2008,do Prefeito Gilberto Kassab, que extingue 4 (quatro) bibliotecas infanto-juvenis e pedimos a abertura de mais bibliotecas na cidade de São Paulo.
.
Para assinar , clique aqui !
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já assinei !
Acho um absurdo .
Vânia

Leonor Cordeiro disse...

Oi Vânia ! Obrigada pela visita e pela participação. BJS!